No município de Afogados da Ingazeira existem 19 pessoas em tratamento de AIDS. De acordo com a Coordenadora do COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico) Isabel Carvalho, 70% das pessoas diagnosticadas em Afogados da Ingazeira são mulheres. Isabel acredita que muitas pessoas ainda não foram identificadas, ou seja, desconhecem que estão infectadas.
Ela lembrou que outros afogadenses podem está fazendo tratamento na rede privada ou em outros centros. Isabel falou sobre a diferença entre casos de HIV e casos de aids. Ter HIV significa que o indivíduo é soropositivo e pode transmitir o vírus, mas ainda não se encontra doente. A aids propriamente dita começa, quando o organismo começa a ficar debilitado pela baixa imunidade.
Outras Doenças sexualmente transmissíveis - DSTs como é o caso da Sífiles e HPV preocupam no município de Afogados da Ingazeira. Isabel convida a população a procurar os Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico (CTA). Lá, o cidadão pode solicitar gratuitamente e de forma anônima a sorologia para diagnóstico de infecção pelo vírus HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário